Quando o assunto é osteoporose, a primeira palavra que pensamos é cálcio, não é mesmo? Isso porque ele ajuda na formação de todos os ossos do corpo, cooperando diretamente no processo de renovação do esqueleto. Daí a importância de ingerir bastante cálcio quando criança, pois é nessa fase que 90% da massa óssea é constituída.
Dessa forma, uma criança que consome grandes quantidades desse nutriente pode prevenir disfunções que só apareceriam na idade adulta, aproximadamente após os 50 anos de idade.
CÁLCIO NÃO É SÓ LEITE
Muitas pessoas pensam que só dá para encontrar grandes quantidades de cálcio no leite, mas estão enganadas! Vegetais, sobretudo os de folha verde-escura, e peixes como sardinha, salmão e bacalhau possuem grandes quantidades de cálcio (intolerantes à lactose podem ficar tranquilos!).
A seguir, os especialistas do Instituto da Coluna separaram os principais alimentos (fora leite e derivados) que possuem grandes quantidades de cálcio. Confira!
SARDINHA
- Cálcio.
- Vitamina D (ajuda na absorção do cálcio)
Dica:
A melhor forma de produzir vitamina D é tomando 15 minutos de sol por dia, mas vale ressaltar que é o sol da manhã (até às 10 horas) ou o do final da tarde (a partir das 17 horas).
VEGETAIS VERDE-ESCURO
- Brócolis.
- Couve.
- Espinafre.
- Almeirão.
- Agrião.
SEMENTES
- Castanha-do-pará.
- Castanha de caju.
- Amêndoas.
- Pistache.
- Nozes (além do cálcio, possui ferro)
Para uma alimentação balanceada, procure consumir moderadamente todos os alimentos. Para que, assim, sua ingestão de nutrientes seja completa.
Veja mais: