Os alimentos que prejudicam a saúde dos ossos


A maioria das pessoas acredita que ingerir alimentos ricos em cálcio é o suficiente para prevenir a osteoporose. No entanto, existem diversos fatores que podem influenciar de maneira negativa a saúde dos seus ossos. 
Como já abordamos em outros artigos, a falta de atividade física, por exemplo, é um dos comportamentos mais prejudiciais que atinge os ossos. Clique aqui para conferir na íntegra os benefícios dos exercícios físicos para o corpo.

No artigo de hoje, iremos falar sobre os alimentos que, em exagero, podem se tornar inimigos dos ossos. Continue lendo e confira!

 

Sal

Primeiro de tudo, é preciso entender que o que faz mal não é o sal em si, mas a quantidade de sódio que está nele. Embora faça bem e seja fundamental em nossa vida, consumir sal em excesso aumenta a excreção de cálcio pela urina. É por isso que pessoas que têm osteoporose precisam ter uma dieta controla para não exagerar no sódio. 

Uma dica é optar pelos sais com porcentagem de sódio menor do que o comum. 

 

Café

Apesar de ser apreciado por muitos, o café em excesso também prejudica os ossos. Assim como o sódio, o café faz com que grandes quantidades de cálcio sejam eliminadas pela urina.

Mas não se desespere! O café só atrapalha a absorção do cálcio se for ingerido em quantidade superior a três xícaras médias por dia.

 

Refrigerante 

Esse, ao contrário dos outros, é o inimigo de não só dos ossos, mas de toda a saúde do organismo. 

Mas especificamente sobre a saúde dos ossos, por ser rico em fósforo, o refrigerante impede que o cálcio ingerido seja levado pela corrente sanguínea, fazendo com que os ossos fiquem mais fracos.