Pesquisadores da Unicamp, em Campinas (SP), desenvolveram o primeiro manual de prevenção à osteoporose do Brasil. O guia prático conta com 20 capítulos e tem o objetivo, além de prevenir a doença, tratar de temas relacionados a todas as etapas do processo, como diagnóstico e tratamento.
A osteoporose é uma doença que consiste na diminuição da densidade e da qualidade óssea, tendo como desfecho mais grave as fraturas por fragilidade, ou seja, quando os ossos quebram com um mínimo trauma ou até nenhum.
De acordo com a médica e pesquisadora Adriana Orcesi Pedro, uma das responsáveis pelo manual, a doença reflete hábitos que começam na infância e, apesar de afetar homens e mulheres, as meninas têm fases da vida que devem ficar mais atentas aos sinais de enfraquecimento dos ossos. As recomendações estão presentes no guia.
"É uma doença pediátrica, mas que se manifesta mais tarde. Tudo o que a gente tem de cálcio, que vai dar a resistência óssea, a gente ganha na puberdade até os 18 anos. Depois, a gente tem uma fase de platô e na menopausa tem uma perda grande", explicou.
Ainda segundo a especialista, apenas 20% das pessoas que têm osteoporose recebem o diagnóstico da doença. Já o número dos pacientes que realizam o tratamento é de 10%.
Entre as recomendações para a prevenção do problema, está a ingestão de alimento como frutas, vegetais, cereais e leite.
Fonte: G1.com