Quem nunca sentiu aquele desconforto na lombar e correu para o pronto-socorro em busca de analgésicos para se livrar da dor? Ou pior: tomou um anti-inflamatório por conta própria?
Se você já se viu várias vezes nessa condição, não se assuste, você não é o único. Segundo estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 10 pessoas, sete sentem dores fortes na região da lombar. E acredite: muitas delas poderiam se livrar desse desconforto sem precisar se entupir de remédios.
A seguir, confira mais detalhes sobre este problema, bem como causas e medidas de prevenção.
Veja também: Os cuidados que você precisa ter para não sentir dor nas costas
Causas da dor lombar
Má postura, sedentarismo, obesidade, perda de massa muscular e o envelhecimento estão entre as principais causas da lombalgia, uma vez que todas estão diretamente ou indiretamente associadas ao desgaste das vértebras.
Como prevenir dores lombares?
- Mantenha o peso sob controle
- Pratique atividades físicas regularmente
- Fortaleça os músculos do tronco com exercícios
- Evite ficar muito tempo na mesma posição. Caso trabalhe sentado, levante-se e movimente-se a cada meia hora
- Não fume
- Ao pegar algo pesado, flexione os joelhos e use a força do abdômen e das coxas para segurar o objeto. Nunca pegue algo do chão descendo o tronco com as pernas esticadas
- Opte por colchões mais firmes e evite os moles
Tratamento para dor lombar em Ribeirão Preto
Um tratamento adequado ao seu tipo de problema é essencial para a melhora dos desconfortos e dores. Para isso, você precisa contar com uma instituição que preze pela sua saúde e seu bem-estar. Entre em contato com os especialistas do Instituto da Coluna e agende uma avaliação!