A coluna é formada por diversos discos intervertebrais que servem como amortecedores de impacto para evitar o contato direto e doloroso entre as vértebras. E a hérnia de disco nada mais é do que o resultado do deslocamento de um desses discos.
O que é hérnia de disco?
Como já mencionado acima, a hérnia acontece quando, por algum motivo, o disco que protege a coluna contra os impactos agressivos do nosso movimento sai fora do lugar e comprime as terminações nervosas que se ramificam pela medula espinhal. É a partir disso que o paciente começa a sentir dores.
As áreas mais atingidas por esse problema são as regiões da lombar e da cervical, locais que se movimentam mais e que suportam mais peso.
Sintomas da hérnia de disco
Apesar de nem todas as pessoas que possuem hérnia de disco sentirem os sintomas, os principais são:
- Dor nos braços ou nas pernas
- Sensação de formigamento
- Fraqueza nas pernas
- Incômodo ao tossir ou ir ao banheiro
- Dificuldade para urinar
- Dores na região cervical, torácica ou lombar
Causas da hérnia de disco
- Quedas e acidentes
- Ter mais de 35 anos
- Ficar muito tempo sentado
- Ter histórico familiar
- Realizar movimentos repetitivos com as costas
Como prevenir a hérnia de disco?
A melhor estratégia para evitar essa e outras doenças é a prática de exercícios físicos (clique aqui e confira a importância da atividade física para a saúde dos ossos, uma vez que o sedentarismo é diretamente relacionado ao desgaste dos discos da coluna. Além disso, é importante prestar atenção na postura.
Consulte-se com um dos especialistas do Instituto da Coluna para ter um diagnóstico certeiro e contar com tratamentos eficazes. Entre em contato conosco e agende seu horário!