Após a menopausa, as chances de uma mulher ter osteoporose aumentam consideravelmente. Isso acontece, pois o hormônio estrogênio diminui, deixando as estruturas mais frágeis e sensíveis.
Daí, se você não possui uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis, pode ser mais uma vítima dessa doença.
Pensando nisso, os especialistas do Instituto da Coluna se reuniram e esclareceram algumas das principais dúvidas sobre a saúde dos ossos nas mulheres. Confira!
Exercícios físicos previnem a osteoporose?
É certo que uma alimentação balanceada e hábitos de vida saudáveis, além de promover a saúde como um todo, mantém os ossos sadios.
No entanto, realizar uma atividade física regularmente previne (e muito) o aparecimento da osteoporose. Isso porque, ela fortalece os músculos e aumenta a densidade mineral óssea.
Os hormônios afetam os ossos?
Após a menopausa, ocorre a redução do hormônio estrogênio na mulher. Por isso, é muito comum haver fraturas após os 50 anos. Além disso, durante a gestação, também há perda de massa óssea, mas isso logo é reposto em seguida.
A obesidade prejudica os ossos?
Sabe-se que o aumento de peso, principalmente, na região da cintura prejudica os ossos. De acordo com pesquisadores de Harvard, mulheres que tinham gordura em excesso durante a pré-menopausa apresentaram redução da densidade mineral óssea.
É normal encolher após a menopausa?
Após os 50 anos, é normal ficar mais baixa do que antes. Isso acontece, pois os discos intervertebrais vão ficando desidratados e comprimidos com o tempo.
Além disso, também pode ocorrer um encurvamento da coluna vertebral.
No entanto, diminuir muitos centímetros em um curto espaço de tempo pode indicar fraturas na região da coluna. Por isso, é essencial consultar-se regularmente com um ortopedista.