Segundo a Associação Brasileira de Avaliação óssea e Osteometabolismo (Abrasso), a osteoporose atinge mais de 10 milhões de pessoas em todo o Brasil. Nos próximos anos, a projeção é que esses números cresçam ainda mais devido ao envelhecimento da população e ao aumento da expectativa de vida.
Afinal, o que é osteoporose?
Considerada um problema de saúde silencioso e, normalmente, detectado a partir dos 50 anos de idade e, principalmente, nas mulheres, a osteoporose reduz a massa óssea do corpo, deixando os ossos mais frágeis e suscetíveis a fraturas e quebras. Para saber mais sobre essa patologia e como preveni-la, continue lendo o artigo.
Veja também: Descubra agora se você tem hérnia de disco
Hábitos que colaboram com o desenvolvimento da osteoporose
- Alimentação pobre em cálcio (Clique aqui e confira receitas de sucos naturais que fortalecem os ossos)
- Fumar
- Consumir muito sal, uma vez que, em excesso, ele prejudica a absorção de cálcio pelo organismo
- Consumir refrigerantes
- Sedentarismo (Clique aqui e entenda a importância da atividade física para os ossos)
- Histórico de fraturas
- Alcoolismo
- Uso constante de corticoides
Como prevenir a osteoporose?
Segundo os ortopedistas, ter uma alimentação rica em cálcio desde a infância é fundamental para deixar os ossos mais fortes e saudáveis durante a vida adulta.
Sardinha, couve, brócolis, queijos, leite, ovo, agrião, batata doce, banana e laranja são alguns exemplos de alimentos ricos em cálcio que você, facilmente, pode aderir a sua dieta.
Além de uma alimentação saudável e balanceada, a prática de exercícios físicos auxilia no fortalecimento dos músculos e no aumento da massa óssea.
Outra dica é tratar outras doenças que acometem os ossos como o hipotireoidismo, hipertireoidismo e a artrite reumatoide, que prejudicam a absorção de cálcio pelo organismo.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco e agende uma consulta com nossos especialistas!